terça-feira, 2 de março de 2010

- Na busca da comunicação efetiva


A Cena a segui faz parte do dia-a-dia de muitos adolescentes: andado de um lado para outro da casa, procurando um sinal para telefone celular. Celulares não são 100% efetivos na hora de cumprir sua missão. É um meio de comunicação que tem limitações.

Assim, também, acontece conosco.Muitas vezes, queremos estabelecer contato com, alguém e não conseguimos , pois há limitações que tornam nossas tentativas ineficazes.Vamos apresentar argumentos que possibilitem uma maior eficácia na comunição.


A COMUNICAÇÃO EFETIVA DEPENDE DOS MEIOS


Comunica-se a longa distância requer o uso de máquinas : telefone,computador(internet) etc.

Não custa nada procura estabelecer contatos que podem ajudar.Por exemplo, por que não ligar para o amigo da escola, a fim de tirar uma dúvida ? Ou, por que não usar a internet para alcançar pessoas para Cristo , compartilhando a mensagem de salvação ou mesmo um conselho bíblico?

Quando a pessoa está a certa distância , mas ainda não podemos usar a voz sem gritar, vale a pena usar gestos, expressões facias que comuniquem positivamente.Mas o ideal é usar nosso principal instrumento a fala. Embora a comunicação como palavras seja menos usada (7 %) em relação ao tom de voz, volume e ritmo (38%) e ás expressões facias e gestos (55%), é vital para a comunicação efetiva que conversemos mais , dialoguemos, em busca de caminhos para um viver mais sadio.

A COMUNICAÇÃO EFETIVA DEMANDA TEMPO


Se você não estiver disposto a investir seu tempo para construir relacionamentos sadios, será muito difícil comunicar o que pensa e compreender as mensagens que lhe são dirigidas. A Bíblia fala acerca do ''tempo oportuno'', em Efésios 5.16.


A COMUNICAÇÃO EFETIVA REQUER CLAREZA


Você consegue entender tudo o que a personagem do desenho animado da Disney,Pato Donald,diz? Fica difícil entender os grunhidos do pato temperamental mais famoso da Tv, não é ?

Se queremos ser entendidos, precisamos portanto , falar com clareza .Não adianta falar depressa demais, baixo demais , alto demais, pois isso tudo atrapalha a comunicação entre as pessoas.

Mais vamos dar umas DICAS a vocês *--* que dizer (Norman Wright) chega a classifica mensagens em seis tipos , para demostrar por que os mal-entendidos ocorrem com tanta frequência :


Seis tipos de mesagens


Tipo 1 - O que você que dizer


Tipo 2 - O que você realmente diz


Tipo 3 - O que a outra pessoa ouve


Tipo 4 - O que a outra pessoa pensa que ouve


Tipo 5 - O que a outra pessoa diz acerca do que você disse


Tipo 6 - O que você acha que a pessoa disse acerca do que você disse


Ufaa.. Otimas Dicas :D

Como Normam explica , fica claro porque é difícil fazer-se compreender e compreender. quando

tantas situações estão em jogo.

O que fazer,então ? Beem , comunicar-se envolver confiança e compreensão.Sejamos criativos nos meios (bilhetes,acenos,palavras, email etc.), dedicado no tempo,acolhedores e amigáveis no ambiente e emocionalmente verdadeiros.


Lembre : '' Se você não estive disposto a investir seu tempo para construir relações sadias, será muito difícil comunicar o que pensa e entender mensagens que lhe são dirigidas ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário